Home
Qua
18
Out

SendEmail

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

SendEmail - O que é

 

No Linux temos algumas opções para enviar e-mails. Uma das mais conhecidas é o SendMail (isso mesmo, sem o E de SendEmail). O problema do SendMail é que ele é um servidor completo de e-mail. Sua finalidade é transformar seu servidor em um servidor de e-mail independente para sua rede interna ou intranet. Ele também pode encaminhar seus e-mails por um servidor de e-mail externo, mas usá-lo exclusivamente assim seria uma subutilização de sua capacidade, sem contar que não o dispensaria de boa parte da pesada configuração que normalmente acompanha servidores do porte do SendMail.

 

Para esta situação foi feito o SendEmail (agora com o E). O SendEmail é um script em Perl, leve, que roda independente de outros módulos e faz precisamente o trabalho de encaminhar um e-mail SMTP através de um servidor SMTP, que bem pode ser o do seu provedor de internet. A configuração necessária para isto é muito simples e, como não se trata de um servidor, oferece um grau reduzido de risco à segurança.

 

O SendEmail também é uma aplicação de código aberto e multiplataforma, atualmente disponível nos ambientes Linux, BSD, OS X, Windows 98, Windows NT, Windows 2000, & Windows XP. Como é distribuída em sua forma de fonte, podemos virtualmente dizer que ela executa em qualquer ambiente com uma implementação padrão de Perl.

 

SendEmail - Como Instalar

 

Será que já tenho instalado ?

 

Antes de mais nada, verifique se sua distribuição já não o traz instalado. Para isso, vá ao terminal e digite os seguinte comando:

 

$ ls -l /usr/bin/sendEmail

 

Se já tiver encontrado, verifique a versão com a instrução abaixo:

 

$ sendEmail --help

 

Isto irá apresentar a tela de ajuda, contendo informações de como utilizar o SendEmail, com as opções que ele aceita. Na primeira linha da tela, temos o nome do produto e a versão. Se tiver apresentado "sendEmail-1.55", você tem a versão que é a mais atual no momento em que escrevo este artigo.

 

Não, não tenho instalado!

 

Aqueles que não tiverem encontrado o SendEmail pelo processo acima, precisarão instalá-lo. Caso você rode uma distro Debian como o Ubuntu, poderá fazê-lo usado o gerenciador de pacotes apt, como demonstrado abaixo:

 

$ apt-get install sendemail

 

Em outros ambientes, você poderá fazer o download do pacote no site do SendEmail, aqui. Na atual versão, basta descompactar o pacote, copiar o arquivo sendEmail para a parta /usr/bin e atribuir permissão de execução. Mas não se furte a ler as instruções mais recentes que possam ter no site.



Comentários (1)
1 Sex, 18 de Setembro de 2009 13:18
Administrator
Hi Spud,

You're right! The "$word" argument is only needed for compatibility with the OSTWigits-Captcha interface. It was done to easy the integration with yvComment, that use OSTWigits-Captcha interface like component.

Thanks.

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
Comentário:

Menu Principal

Editar traduo para English (United Kingdom) Editar traduo para Português (Brasil)
Blog Sistemas e Cia