Home
Sex
24
Out

Windows 7

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Windows 7 UltimateApresentação

 

Windows 7 é o nome comercial da 25ª versão de sistema operacional da microsoft, previsto para chegar ao mercado em 22 de Outubro de 2009.

 

O sucessor do controvertido Windows Vista chega ao mercado 35 meses após o lançamento deste, buscando repetir o sucesso de venda que caracterizou esta linha de produtos da MS. 

 

 

Requisitos Mínimos:

 

Existem duas versões de Windows 7, uma para 32 e outra para 64 bit.  Cada versão possui sua própria lista de requisitos mínimos, de forma que o usuário deve selecionar aquela que melhor se adeque ao seu perfil de uso e de hardware.

 

  32 bit64 bit 
Processador  1 GHz
RAM 1 GB2 GB 
Espaço em Disco16 GB 20 GB 
Vídeo Direct X 9 com WDDM 1.0

 

 

64 bit ?

 

O Windows 7 não é o primeiro SO 64 bit da MS.  Desde o Windows NT, vem circulando versões 64 bit e o XP e o Vista também as tinham, mas para aqueles que não viveram a migração de 16 para 32 bit, vale o seguinte comentário:

 

Um sistema de 64 bit ganha fundamentalmente em capacidade de endereçar memória e em sofisticação das instruções do processador.  

 

De imediato, a primeira característica poderá afetar positivamente a experiência dos usuários que demandarem o uso de aplicações com grande consumo de memória RAM ou que utilizarem várias aplicações simultâneas.  Quanto ao segundo ponto, este dependerá do uso de aplicações que utilizem o conjunto de instruções mais sofisticadas do processador.   Naturalmente, o primeiro a fazer isso será o próprio Windows, se for o de 64 bit, o que – por si só - poderá render alguma melhora de desempenho, muitas vezes de percepção subjetiva.

 

 

Estratégia de Distribuição

 

O Windows 7 será distribuído em seis edições: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate, cada qual com uma seleção de recursos direcionados a um segmento específico do mercado, à semelhança do que já acontece com o XP e o Vista:

 

Starter A edição mais limitada, normalmente pré-instalada em computadores mais populares.
Home Basic Edição mais enxuta do Home Premium para países emergentes.
Home Premium Voltada ao mercado doméstico, privilegia funções como a criação de redes domésticas e a nova "central multimídia", o Windows Media Center.
Professional Direcionada aos pequenos negócios e entusiastas, privilegia funções como conexão a domínios de redes corporativas, backup e restore e sistema de criptografia.
Enterprise Direcionada às estações de trabalho do mercado corporativo, será comercializada apenas via Microsoft Software Assurance (programa de licenciamento em grande quantidade dirigido a empresas), privilegiando funções como interface multi-idiomas, Bitlocker (encriptação do drive) e suporte a aplicações Unix.
Ultimate Esta é a edição do Enterprise que estará disponível para aquisição fora do regime de Microsoft Software Assurance que é direcionado a empresas.

 

Além destas edições, na União Européia, em virtude das investigações anti-truste, todas as edições do Windows 7 serão distribuídas sem o Internet Explorer 8.  

 

Por esta razão, todas as edições foram rebatizadas acrescentando um E ao final.  Assim, Windows 7 Home Premium E, nada mais é do que a edição Home Premium, estripada do Internet Explorer.

 

 

Upgrade

 

Deverá ser possível atualizar uma máquina com Windows Vista para uma edição do Windows 7, desde que atendidos os novos requisitos mínimos.  Quanto às maquinas Windows XP, deverão ser instaladas do zero.

 

Também será possível mudar de uma edição do Windows 7 para outra superior, uma vez que todo o software necessário já se encontrará pré-instalado.  

 

Com o recurso chamado de Windows Anytime Upgrade, basta ao usuário comprar junto à MS ou outro revendedor, uma senha para upgrade que irá desbloquear as funcionalidades correspondentes a edição pretendida.

 

 

Compatibilidade

 

Apontado como o grande “calcanhar de aquiles” do Windows Vista, a compatibilidade do Windows 7 com aplicações que rodaram nas versões anteriores é garantida por um recurso que a MS chama de “Windows XP Mode”.   

 

O Windows XP Mode é descrito como a capacidade de rodar qualquer aplicação suportada pelo Windows XP no Windows 7.  

 

O interessante é que realmente a aplicação não roda no Windows 7 e sim, em uma máquina virtual Windows XP, utilizando a tecnologia do software Windows Virtual PC (não confundir com Virtual PC 2007).  Esta solução vem apartada do pacote do Windows 7, estando disponível para download gratuito no site da MS, mas sendo suportada somente a partir da edição Professional.

 

Requisitos do Windows XP Mode

 

Além de estar rodando uma edição Professional ou superior, seu hardware deve dispor de 1Gb de RAM adicionais, 15 Gb de espaço livre em disco e processador com suporte a virtualização através de uma das duas tecnologias, Intel-VT ou AMD-V.

 

 

Novos Recursos & Outras Melhorias

 

Várias melhorias foram introduzidas, desde a tradicional rearrumação, quando uma função que já existia nas versões anteriores ganha uma nova roupagem e salta para um menu ou posição de mais destaque na interface, até recursos que puxam a nova versão, como o Windows Touch (suporte a telas de toque e a gestos de mão nestas telas como modo de interagir com o sistema) e o Speach Recognition e Narrator, (reconhecimento de comandos vocais e narração de conteúdo).

 

Segue uma lista ilustrativa (não exaustiva) destas melhorias:

 

Action Center Concentra Windows Update e Defender, Alertas de Sistema e adiciona configuração de perfil de notificações.
Aero Peek Prévia de uma janela minimizada na Taskbar, sem precisar tirar o foco da janela corrente.
BitLocker Driver Encryption Encriptação real-time de dados de discos fixos, incluindo o disco de sistema.
BitLocker to Go Encriptação real-time de discos removíveis (flash drives e HDs externos).
Domain Join Facilita o ingresso de estações em um domínio.
Fim da Sidebar Gadgets poderão ser posicionados em qualquer lugar do Desktop.
Game Explorer Central de jogos, centraliza notícias, atualizações, jogos ganhos, pontuação e outras estatísticas.
Gerenciamento de Energia Ajuste automático de monitor, economia ao tocar DVDs, desligamento automático de portas sem uso, mais preciso indicador de carga de bateria.
HomeGroup Facilita o estabelecimento de redes domésticas entre computadores com Windows 7. Edições Starter não podem iniciar a rede, mas podem se conectar a uma já iniciada.
Jump Lists Melhoria do recent files, organizado por aplicações e permite recordar também as operações frequentemente realizadas.
Libraries Permite organizar conteúdo sem a necessidade de movê-lo para as pastas onde se quer apresentá-los, utilizando referências às suas reais posições.
Location-Aware Printing Memoriza impressoras-padrão por redes, disponibilizando-a automaticamente conforme a rede em que estiver conectado. Recurso muito útil para usuários de notebook.
Networking Novo diálogo para facilitar a conexão com redes wireless.
Parental Controls Controle de pais, permitindo configurar o acesso de crianças com base em tempo de uso, programas que podem ou não ser executado e quando, programação que pode ser assistida no Windows Media Center, etc.
Serviços de Backgroud Habilidade de desativar serviços que não estejam em uso.
Show Desktop A função já existia, mas agora está acessível a um único clique, no canto direito do System Tray.
Sleep Hibernar e retornar, reconectando-se à rede mais rapidamente.
Snipping Tool Para captura de áreas da tela.
Speech Recognition e Narrator Comandos vocais e narração do conteúdo da tela.
Sticky Notes Para os fãs do Post-It.
System Restore Mostra exatamente quais arquivos serão removidos / adicionados, ao se restaurar o sistema.
Tablet PC Suporte nativo ao reconhecimento de formas e escritas a mão.
USB Reconhecimento e ativação mais rápido de drives USB.
Windows Easy Transfer Novo File Explorer permite selecionar os arquivos a serem copiados para o novo PC.
Windows Media Center Reprodução nativa de TV, se você tiver um sintonizador – claro! Reproduz mídia compartilhada pelo HomeGroup.
Windows Media Player 12 Play To, permite reproduzir música em outros computadores Windoows 7 e dispositivos compatíveis com DLNA (XBox 360, por exemplo), via rede ou internet.
Windows Touch Substitui o mouse por toques e gestos de mão em uma tela de toque.

 

 

Finalizando

 

Longe de ser uma lista exaustiva das novidades do Windows 7, este artigo procura enfatizar as principais modificações segundo a forma como devem impactar o dia-a-dia do usuário. 

 

Certamente, como qualquer versão do Windows, o Windows 7 irá despertar paixões e antipatias.  De qualquer forma, é inegável o esforço da MS em produzir um sistema cada vez mais amigável, intuitivo e adaptável às necessidades dos usuários contemporâneos, seja ele corporativo ou doméstico.

 

Questões como performance sempre estarão na pauta do dia.  O certo é que cada Windows é lançado não para seus requisitos mínimos mas para uma nova tendência de plataforma média de hardware, sinergicamente puxando e sendo puxado pela onda de upgrades. 

 

No quesito estabilidade, como qualquer software, terá seus bugs, de forma que todos estaremos esperando ansiosos pelos suas atualizações.  Mas isto, não é exclusividade dele, não é mesmo ?

 

Em artigos futuros procuraremos focar alguns dos recursos mais interessantes, demonstrando como efetivamente tirar proveito deles, tanto em ambiente corporativo quanto em ambiente doméstico.  Até lá!

 

Sobre o Autor

 

Júlio Oliveira
Júlio Oliveira é Analista de Sistemas com Pós-graduação em Gerência de Projetos de Software pela PUC/Rio. Têm 20 anos de experiência em desenvolvimento de software corporativo, dos quais 10 anos, em seguradoras de médio e grande porte, atualmente, trabalha com consultoria de TI e desenvolvimento de web sites.
 




Adicionar este artigo ao seu site de favoritos ?
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! Technorati! StumbleUpon! MySpace! Netvouz! Mister-Wong! Diigo! Faves! Ask! DZone! Swik! Twitter! LinkedIn!

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
Comentário:

Menu Principal

Editar traduo para English (United Kingdom) Editar traduo para Português (Brasil)
Blog Sistemas e Cia