Home
Qua
18
Out

DDoS derruba o Twitter

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

O Twitter ficou fora do ar por cerca de duas horas esta manhã.  O Facebook e o Live Journal não chegaram a cair mas sofreram com a lentidão causada pelo ataque.  Não se sabe se estes ataques possuem alguma relação.  Aliás, como de costume, não se sabe de onde partiu o ataque, quem o fez nem com que finalidade.

 

Um ataque de “Negação de Serviços Distribuído” (DDoS - Distributed Deny of Service), acontece quando o software mal-intencionado consegue se replicar em uma rede de computadores para usá-los como aríetes sobre os sistemas-alvo, sobrecarregando-lhes a largura de banda com a qual se conectam com o “mundo exterior” e/ou excedendo suas capacidades de resposta.  Os usuários de tais computadores não precisam necessariamente ser “cúmplices” do ataque, sendo seus próprios computadores, geralmente, infectados por estes “bots”, sem que eles se apercebam disto. 

 

Na rede existem algumas especulações sobre a provável causa (e origem) do ataque.  Tem gente argumentando que pode ser em razão do Twitter ter sido um dos principais meios de expressão do movimento iraniano que protestava contra o processo eleitoral em seu país.  Outros preferem lembrar do velho estereótipo de nerd, adolescente e hacker por ego, apenas querendo fazer algo - que na sua particular visão - seria grande.  Há até quem fale em ataque da concorrência.  Interessante é nos lembrarmos que a cerca de dois meses um hacker já tinha conseguido, através da conta de e-mail de um funcionário do Twitter, ter acesso a documentos da empresa, levando-os à público.

 

 

Relacionado

 

Cyberataques e Netguerra
http://sistemasecia.freehostia.com/component/content/article/43-seguranca-info/55-ataques4jul.html 

 

Hacker expõem documentos privados do Twitter 
http://sistemasecia.freehostia.com/component/content/article/3-newsflash/53-hacker-twitter.html 

 

Twitter blog
http://blog.twitter.com/ 

 

Atualização: 08/08/2008 - Ataque ao Twitter teve como objetivo calar blogueiro da Geórgia
http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2009/08/07/ataque-ao-twitter-teve-como-objetivo-calar-blogueiro-da-georgia-757151120.asp

 

 



Adicionar este artigo ao seu site de favoritos ?
Digg! Reddit! Del.icio.us! Google! Live! Facebook! Technorati! StumbleUpon! MySpace! Netvouz! Mister-Wong! Diigo! Faves! Ask! DZone! Swik! Twitter! LinkedIn!

Adicionar comentário

Seu apelido/nome:
Comentário:

Menu Principal

Editar traduo para English (United Kingdom) Editar traduo para Português (Brasil)
Blog Sistemas e Cia